sábado, 5 de maio de 2007

A verdadeira riqueza


Hoje acordei pensando em água.
Me imaginei nadando sem esforço, leve, limpo.
Mergulhando em uma água linda, traslucida e cheia de vida e riquezas.
O reflexo da água brilhando ao igual que diamantes.
Do seu brilho pensei com meus borbotões.
E se pudessemos nadar em moedas ou diamantes, igual ao Tio Patinhas.
Uma piscina cheia de grana, pedras e preciosidades sólidas.
Deve ser muito duro e frio, mas mesmo assim refleti sobre o personagem.
Embora com características advindas do capitalismo clássico de H.Ford ele está cada vez se distanciando mais de nossa realidade física, nosso capitalismo moderno e global.
Com, o advento do cartão de crédito e do dinheiro eletrônico não faz mais sentido ele guardar sua fortuna em sua caixa forte.
Um monte de metal e pedras que ocupam espaço e precisam de uma contabilidade mais precisa além de manutenção permanente.
O rpoblema de translado do dinheiro e a possibilidade de sua utilização nos quatro cantos do planeta.
É um desgaste para ele e seus sobrinhos manter todo este ridículo estoque de metal .
Fora que hoje as pessoas estão deixando de utilizar dinheiro físico preferindo o dinheiro plástico.
Como uma questão para uma análise material e simbólica é perfeito.
Mas não existe mais razão para cofres físicos.
Hoje o dinheiro eletrônico domina e chegou para ficar.
Agora, mudando de alhos para bugalhos.
Para mim e outros indivíduos que vivem neste novo mundo globalizado o conceito de capitalismo mudou drásticamente.
Acho que atualmente o cofre representa o ambiente, o presente em que vivemos junto a nossa consciência.
Queremos reciprocidade e amor sempre repeitando nosso ambiente, nosso cofre interior que nos trasmite confiança, segurança e fortaleza própria inerente a nós mesmos.
O dinheiro é nossa riqueza, porém com um conceito que difere do materialismo clássico.
Acho que a verdadeira riqueza representa bons relacionamentos, amigos, familia, parentes, amores, colegas, networking, enfim os outros.
Afinal, vocês e os que me relaciono todos so dias são o que mais tem valor em minha vida.
Por tudo isso, muito obrigado por fazerem parte do meu cofrinho de riquezas.
E este novo conceito não tem limites pré definidos em relação ao tamanho do cofre ou ao volume de riquezas.
Isto depende de cada um.
Cuidem de seus respectivos cofrinhos e podem dividir riquezas comigo se quiserem.
Serei recíproco pois todos estamos em uma estrada de duas mãos.
E que tenham um excelente fim de semana.

PS: Este fim será Skol Beats e Virada Cultural na cabeça.
PS2: Tem uma colocação ótima da Cecília em relação a dinheiro. Leia em comments.

4 comentários:

cecilia frança disse...

Para mim dinheiro, simbolicamente, representa energia. A questão é onde investimos nossa energia no dia a dia.

Cecilia

Thiago disse...

Acho que sim.
Ação na bolsa é $$$.
Ação é o que acontece neste segundo lendo teu comment.
Para executarmos cada ação gastamos energia.
Para termos energia para executar-mos qualquer ação precisamos de alimento.
Alimento físico é $$$.
Mas além do corpo temos o espíritual e a mente.
E temos ações para cada um deles que tbm consomem energia.

ESTOU COMPLETAMENTE DE ACORDO

Ana Albernaz disse...

eu vou atualizar meu blog quando me der na telha, não é questão de preguiça.
E exatamente por dentro de mim haver pedacinhos de outras pessoas, é isso mesmo que me faz única, alguém que você ou qualquer outra pessoa não é.

Clara Vanali disse...

Oi thiago!
Gostei muito do seu blog. Gosto de pessoas que dão valor ao que realmente importa na vida, as pessoas.
Vi que vc comentou no meu.Parabéns mesmo pelas suas idéias!
Bjos,